Como o Citi aumentou mais de 400% os acessos ao site com marketing de conteúdo

Imagem da logo do Citi sobre tela de computador para ilustrar o relato do trabalho que a Conteúdo Online realizou para o banco e os resultados alcançados com soluções de marketing de conteúdo e UX.

O banco Citi

Criado em 1812 nos Estados Unidos com o nome de City Bank of New York, o banco começou a operar no Brasil em 1915, abrindo as primeiras sucursais no Rio de Janeiro e em Santos. Ao longo dos anos, expandiu as suas operações de varejo para 12 estados e o Distrito Federal, chegando a ter 103 agências. Em 1975, mudou o nome para Citibank e, depois, para apenas Citi. Em 2018, encerrou as operações de varejo no Brasil, continuando a atuar somente na área corporativa.

Os desafios do Citi: UX e marketing de conteúdo

O Citi queria reestruturar o site para comunicar de forma clara, assertiva e amigável os benefícios dos produtos e serviços e os diferenciais de relacionamento oferecidos pelo banco. Também desejava estabelecer uma comunicação dirigida mais eficiente, que contribuísse para estreitar o relacionamento com cada segmento de cliente.

As soluções da Conteúdo Online em UX e marketing de conteúdo

Inicialmente, inventariamos todos os conteúdos do site do Citi e criamos uma nova estrutura de informação para tornar a navegação mais intuitiva, aplicando as melhores práticas de UX. Depois, entrevistamos 28 executivos do banco para levantar informações e criamos um manual de redação para padronizar estilo, termos e tom de voz, estabelecendo parâmetros para comunicar de forma clara e acessível para diferentes perfis de público e segmentos de clientes as propostas de valor e riscos de cada produto e serviço, especialmente na área de investimento.

Então, estabelecemos o cronograma de entregas, aprovações e alterações e produzimos 560 laudas para o site, infográficos, vídeos e simuladores sobre os produtos e serviços do Citi, além de conteúdos sobre como ter uma vida financeira saudável. Depois que o novo site foi implantado, passamos a produzir rotineiramente conteúdos sobre produtos, serviços, além de ofertas e benefícios do programa de fidelização. Também produzimos periodicamente e-mails marketing para os diferentes segmentos de clientes – do básico ao premium – com comunicados e ofertas.

Com a venda da operação de varejo do Citi para o Itaú, passamos também a produzir conteúdos específicos sobre a transição dos clientes de uma instituição para outra. Durante quase um ano, produzimos conteúdos tanto para o site quanto para comunicação dirigida explicando aspectos de cada fase da migração das contas de todos os segmentos de cliente até o fim da operação do Citi.

Resultados atingidos

+ 400%

de acessos ao site

3 primeiros lugares

na busca orgânica por produtos e serviços prioritários para o Citi.